É com isto que vou andar de mãos dadas para o resto da minha vida....
O que é?
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória de causa desconhecida.
Para que se desencadeie a doença, agentes externos desconhecidos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta) entram em contacto com o sistema imune de um indivíduo que está com vários genes erradamente induzindo produção inadequada de anticorpos. Estes anticorpos são dirigidos contra constituintes normais (auto-anticorpos) provocando lesões nos tecidos e também alterações nas células sanguíneas.
É uma doença razoavelmente comum no consultório dos reumatologistas. Melhor conhecimento médico e avanço em métodos diagnósticos devem ser os motivos pelos quais o LES tem sido diagnosticado com mais frequência e seu prognóstico é muito melhor do que há 15 anos atrás.
Não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, mas é uma doença crónica, não tem cura, podendo haver uma remissão que permita a paragem do tratamento por grandes períodos de tempo ou até para o resto da vida
Atinge principalmente mulheres (9:1) em idade reprodutiva, iniciando-se mais comummente entre 20 e 40 anos. Pode ser bastante benigno até extremamente grave e fatal.
Eu sou uma das mulheres em idade reprodutiva que infelizmente tem...
No meio de tanto azar ainda consigo ter sorte, uma vez que o meu é só a nível de pele o qual tem o nome de alopecia cicatricial, o que levou ao diagnostico da mesma foi uma abundante perda de cabelo o qual não voltou mais a crescer, tenho falhas enormes no coro cabeludo... alguém conhece pessoas com o mesmo??? Gostava de ter mais informações sobre a doença ...
Apesar de já ter diagnosticado a algum tempo, tenho-me vindo a tratar muito mal e resultado... estou bem pior... :(
Depois para piorar a situação um dos meus piores inimigos é o stress, coisa que não se é capaz de controlar...
Enfim... aparece com cada coisa a uma pessoa...
4 sementinhas:
nossa mais que blogger lindo...
adorei...vou dar umas visitinhas aqui ..godtei muito ...
'' lupus''....muito bom !
O Ser Humano tem forças que o próprio desconhece para ultrapassar as adversidades.
Tens que usar as tuas forças para conviver com a tua doença... deves tratar-te melhor para minimizar o sofrimento (que de certeza já é bastante).
Bxinhux de ternura
Olá
Lamentavelmente não conheço ninguém com esta doença. mas de certo que ficarei atenta para que te possa fazer com que troquem impressões.
Só me resta dizer-te que as coisas da vida nem sempre são justas, mas são o que fazem de nós uns verdadeiros vencedores! Estarei sempre por este espacinho para te dar mais um abraço e um sorriso de apoio!
Beijos
Amiga...nem sei o que dizer!
Mas tenho esperança que esta será uma doença que tu irás conseguir controlar e dominar! E não ao contrário...
Estou e estarei aqui, caso precises de alguma coisa, tu sabes!
beijo meu*
Enviar um comentário